06 de Julho de 2022 - Ano 8
NOTÍCIAS
Mulher
03/05/2022

Alunas dos Centros de Convivência da Família recebem certificados e abraçam empreendedorismo como opção de renda

Foto: Miguel Almeida/Seas

Foram contempladas 28 mulheres, participantes dos cursos de customização em sandálias, confecção de embalagens artesanais e escovistas

Novas profissionais capacitadas para o mercado de trabalho, nos segmentos da beleza e do artesanato, receberam seus certificados na manhã desta terça-feira (03/05), durante cerimônia de encerramento de cursos oferecidos pelo Centro de Educação Tecnológica do Amazonas (Cetam). Com apoio do Governo do Amazonas, o evento ocorreu no Centro de Convivência da Família Maria de Miranda Leão, situado no bairro Alvorada, zona oeste de Manaus, que é administrado pela Secretaria de Estado de Assistência Social (Seas).

 

Foram contempladas 28 mulheres, participantes dos cursos de customização em sandálias, confecção de embalagens artesanais e escovistas, todos ministrados pelo Cetam, parceiro da Seas. São mulheres da própria comunidade e adjacências, que frequentam o centro.

 

“Hoje estão saindo daqui profissionais capacitados para trabalhar em salões de beleza de Manaus e, até mesmo, por conta própria”, disse o professor do curso de escovista, Denilton Remédios, informando que o curso tem duração de um mês.

 

Veja também

 

A modelo brasileira que viralizou nas redes ao fazer faxina na casa de pessoas com depressão

 

Qual é a frequência ideal para fazer o papanicolau?

 

As 14 participantes deram o seu melhor, portanto, estão capacitadas para trabalhar”, informou, ressaltando que a preparação profissional envolve comportamento organizacional aliando a teoria à prática.

 

Thays Letícia de Moura, uma das alunas, recentemente havia feito um curso de cabeleireiro e agora concluiu o de escovista. “Eu me sinto preparada para ‘fazer um cabelo’ em sua totalidade”, afirmou, informando que já atende algumas pessoas em casa e em domicílio, mas a intenção é montar um salão de beleza em sua residência.

 

 

Para a diretora do CECF Miranda Leão, Lysli Feitosa, resgatar a dignidade dessas mulheres da comunidade, somada à geração de renda, não tem preço. “Eu me sinto gratificada em poder ajudar a transformar vidas, por meio do trabalho realizado no centro junto à comunidade”, disse.

 

Encomendas

 

Os cursos de customização em sandálias e os de embalagens já estão propiciando encomendas para o Dia das Mães, no próximo dia 8 de maio. De acordo com a professora do Cetam, Ana Eneida Feitosa, várias alunas já receberam encomendas, tanto de sandálias como de embalagens para presentear os entes queridos nesta data.

 

Fotos: Miguel Almeida/Seas

 

A aluna Rosineide Lima dos Santos amou aprender as técnicas de tornar uma caixa de sapato, por exemplo, numa linda embalagem de presente. “É gratificante ver uma tampa de papelão, caixas pegas nos supermercados, na rua, e tornar aquele material num produto acabado”, frisou.

 

Retorno

 

A coordenadora do Projeto Rede de Proteção da Seas, Ítala Rodrigues, destaca a importância do retorno das atividades presenciais nos Centros Estaduais de Convivência, sendo seis da Família (CECFs) e um do Idoso (CECI), fechados parcialmente por conta da pandemia da Covid-19.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“É uma experiência ímpar poder recomeçar e reinventar; ver o sorriso dessas pessoas participando das atividades oferecidas nos centros, que além de oferecerem serviços essenciais à população, em situação de vulnerabilidade social, resgatam a dignidade com a geração de renda”, sintetizou. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2022. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.