24 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
11/06/2024

Casais de ariranhas e lêmures protagonizam ação de Dia dos Namorados

Foto: Tony Oliveira/ Agência Brasília

Ariranhas Macau e Sarinha e lêmures Julian e Pandora estrelaram cenas de romance na última segunda-feira [10/06]

 Na semana do Dia dos Namorados, o clima romântico toma conta até do Zoológico de Brasília! A unidade promoveu, na segunda-feira (10/06), uma ação temática para os lêmures e as ariranhas do local. Os profissionais prepararam frutas e picolés de carne e frango em formato de coração para os animais.

 

Segundo a gerente de Bem-estar do Zoológico de Brasília, Camila Rocha, a ação foi uma forma alegre de promover o enriquecimento alimentar e sensorial de alguns dos casais da unidade. “O enriquecimento faz parte da rotina do zoológico. Temos um cronograma mensal para os animais. É uma forma mais divertida de proporcionar o que eles teriam no habitat natural”, afirma.

 

O casal de ariranhas, Macau e Sarinha, vive no Zoo desde 2022 e atualmente está em lua-de-mel. Os bichos são responsáveis por tornar Brasília referência mundial na reprodução da espécie. “Eles são um casal firme, já procriaram e namoram muito. A gente fica sempre de olho se vai ter uma reprodução”, comenta Camila.

 

Veja também

 

'O mundo olha muito a Amazônia pela copa das árvores', diz Wilson Lima, ao defender ações voltadas para os povos da região, em evento do BID Invest

 

Ave mais perigosa do mundo está ameaçada de extinção

 

Já os lêmures Julian e Pandora estão no Distrito Federal há 1 ano e 2 meses. Eles vieram do Parque Itatiba, em São Paulo, e, segundo Camila, também são muito queridos pelo público que frequenta o Zoo.

 

15 ANIMAIS NASCIDOS NO DF

 

De outubro de 2023 para cá, o Zoológico viu nascer animais de 15 espécies, entre escorpiões, jiboias, tamanduás-mirim, aranhas-armadeiras, e jacutingas. E as reproduções não devem parar por aí: a gerente de Bem-estar diz que o casal de lobos-guará casal Mônica e Zangado devem procriar. “Eles já estão mais separados do público, para dar privacidade e não causar nenhum dano a essa possível gestação.”

 

O diretor-presidente Wallison Couto destaca o trabalho de conservação das espécies ameaçadas de extinção acolhidas no Zoo. “Com os casais, há a questão da reprodução, que também é importante. Quando eles estão bem cuidados e reproduzindo, além de contribuir com a parte de educação para nós, contribui para a conservação das espécies”, observa.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Couto adianta ainda que, depois do Dia dos Namorados, uma ação de Festa Junina será realizada pelas equipes.

 

Fonte: Metrópoles

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.