25 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Curiosidade
11/06/2024

De onde veio o nome 'hambúrguer'?

Foto: Reprodução

Uma proteína de origem animal ou não entre dois pedaços de pão. Essa é a receita básica do hambúguer, um alimento hoje praticamente universal. Ele pode ser feito em casa, por redes de fast food ou estabelecimentos especializados e artesanais, com preços bastante variados.

 

Cada região tem a sua composição favorita de hambúrguer. Ele pode contar com a presença ou não de queijos, saladas, molhos próprios e múltiplos acompanhamentos, como uma porção de batatas fritas, só para citar algumas variações.

 

Mas esse alimento tem uma origem que não é tão óbvia quanto parece. Apesar de ser bastante associado à cultura dos Estados Unidos, tanto o sanduíche quanto o nome pelo qual ele é conhecido têm origem em outro continente.

 

Veja também

 

Anatomia de um 'match': como os aplicativos de relacionamento podem afetar a saúde mental?

 

Homens confiam no prazer sexual das parceiras, mas 30% delas discordam

 

O NASCIMENTO DO HAMBÚRGUER

 

O

 

A origem do prato e do nome hambúrguer começa em Hamburgo, a segunda maior cidade da Alemanha. Ela é um dos grandes polos mercantis da região desde a Idade Média, graças à atividade portuária intensa.

 

O nome da cidade vem de um castelo que foi construído na região por volta do século VIII a.C. a mando de Carlos Magno. A construção era conhecida como Hammaburg, sendo "burgo" um local fortificado como uma fortaleza.

 

Já o "Hamma" não tem nada a ver com presunto, que é "ham" em inglês. A sua origem exata é incerta, mas há indícios de termos de povos germânicos parecidos que significam "curvo" ou "torto", em relação ao posicionamento da construção próxima ao rio Elba.

 

DA ALEMANHA PARA O MUNDO

 

A cidade portuária de Hamburgo.

Fotos:Reprodução

 

Um dos pratos típicos da região de Hamburgo, já desenvolvida como cidade, era um disco de carne moída servido normalmente ao lado de pedaços de pão e cebola. Esse foi um dos alimentos levados aos Estados Unidos por imigrantes alemães, que chegam ao país em especial por volta do século XIX.

 

Aos poucos, eles começam a influenciar a culinária da região. Restaurantes de Nova York foram os primeiros a apresentar o que foi batizado de "bife hamburguês" ou "bife de Hamburgo" ("hamburg steak", no idioma original). Foi com o passar do tempo que as duas palavras se transformaram na variante reduzida hambúrguer.

 

Inicialmente servido como comida de café da manhã, o bife hamburguês era considerado uma comida refinada e cara por ser um prato estrangeiro. Porém, o preparo e os ingredientes eram muito acessíveis e logo ele começa a baratear — além de ganhar as duas fatias de pão ao redor, virando de fato um sanduíche.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Foi só por volta da década de 1920 que lanchonetes populares adotam o preparo e oferecem ele como um sanduíche mais acessível. A primeira geração de estabelecimentos do tipo fast food ocorre na década seguinte, consagrando e iniciando de vez a exportação desse prato.

 

Fonte:Mega Curioso

 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.