Termo ganhou importância central na reta final até o dia da eleição, após polêmicas envolvendo o atual presidente e comentários feitos por um comediante na abertura de um comício de Trump em Nova York
O ex-presidente dos EUA e candidato republicano à Casa Branca, Donald Trump, apareceu diante de seus apoiadores em um comício na noite de quarta-feira no estado-pêndulo de Wisconsin com um figurino peculiar por cima de seu tradicional conjunto de terno e gravata vermelha: um colete laranja fluorescente.
Em meio à polêmica criada por um comediante que se apresentou em seu megacomício em Nova York, chamando Porto Rico de uma "ilha de lixo", o que abriu uma crise com o importante eleitorado latino, Trump e seus aliados encontraram a oportunidade de responder partindo para a ofensiva após o atual presidente, Joe Biden, aparecer em um vídeo aparentemente chamando o eleitorado republicano de lixo. Sem pedir retratação, Trump foi até os seus aliados vestido de gari.
— Esta semana, Kamala tem comparado seus oponentes políticos aos assassinos em massa mais malignos da história, e agora, falando em uma convocação para sua campanha ontem à noite, o corrupto Joe Biden finalmente disse o que ele e Kamala realmente pensam de nossos apoiadores.
Veja também
Coreias: em meio à tensão, regime Kim dispara míssil intercontinental
Milei demite chanceler após ela votar a favor de Cuba na ONU
Ele os chamou de lixo — disse Trump ao público presente em Wisconsin, referindo-se também à recente mudança de tom na campanha democrata, que passou a acusá-lo abertamente de ser um fascista. — Minha resposta a Joe e Kamala é simples: você não pode liderar a América se não amar os americanos.
A exploração eleitoral da polêmica não se resumiu ao discurso e ao traje na aparição pública. Trump também subiu em um caminhão de coleta de lixo no estado-pêndulo, reforçando ainda mais a sátira a fala de Biden — que a Casa Branca disse ter sido direcionada especificamente ao comediante que xingou os porto-riquenhos. Imagens de Trump no veículo também foram utilizadas em um vídeo institucional.
— O que você acha do meu caminhão de lixo? Este caminhão é uma homenagem a Kamala e Joe Biden — disse o candidato republicano à Casa Branca no banco do passageiro.
No palco, ele brincou com o público, dizendo que adotou o visual porque o colete o fazia parecer “mais magro”. Por outro lado, no aspecto de mensagem política, correlacionou diretamente a situação atual com uma frase de Hillary Clinton durante a campanha de 2016, que chamou os apoiadores do republicano de “uma cesta de deploráveis” — o que à época foi visto como um fator de desequilíbrio na corrida eleitoral.
Do lado democrata, além da tentativa de especificar que a fala de Biden foi direcionada apenas ao comediante que insultou Porto Rico, houve também uma operação para afastar Kamala da declaração — em um momento que ela tenta, de todas as formas, atrair o voto de republicanos descontentes.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
— Permitam-me ser clara, estou em desacordo com qualquer crítica às pessoas baseada em quem votam — disse ela a jornalistas na Base Conjunta de Andrews, perto de Washington.
Fonte: O Globo