21 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
13/06/2024

Emergência médica na Estação Espacial? Áudio vazado da Nasa viraliza e causa dúvida sobre a segurança dos tripulantes

Foto: Reprodução

Transmissão ao vivo da Nasa exibiu inadvertidamente uma simulação em andamento, gerando burburinho sobre a segurança da tripulação

Viralizou nas redes sociais na noite desta quarta-feira um áudio vazado da Nasa em que funcionários e especialistas lidavam com uma situação de emergência a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). Horas depois do burburinho nas redes sociais, a agência espacial norte-americana precisou esclarecer que a emergência médica tratava-se de uma simulação.

 

"Não há uma situação de emergência a bordo da Estação Espacial Internacional. O áudio foi inadvertidamente direcionado de uma simulação em andamento, onde membros da tripulação e equipes terrestres treinam para vários cenários no espaço”, disse a Nasa nas redes sociais.

 

O alerta surgiu depois que a transmissão contínua da comunicação dos agentes de solo com os astronautas revelou que eles estavam lidando com uma uma emergência grave envolvendo um "comandante" que estava sofrendo de doença da descompressão.

 

Veja também

 

Fotos de crianças brasileiras são usadas por IA de forma indevida

 

Cérebro humano pode armazenar 10 vezes mais informações do que se imaginava

 

"Então, se pudermos colocar o comandante de volta em seu traje, fechá-lo ... para tratamento hiperbárico com traje ... Antes de fechar, fechar a viseira e pressurizar o traje, gostaria que você verificasse o pulso dele mais uma vez", disse o especialista de voo no centro de controle da missão da SpaceX em Hawthorne, Califórnia.

 

De acordo com a Nasa, cirurgiões de voo são médicos com treinamento especializado em medicina aeroespacial baseados nos centros de controle de missão. Centenas de pessoas estavam assistindo à popular transmissão ao vivo da Nasa no YouTube enquanto a simulação continuava e a situação do "comandante" parecia piorar.

 

"Estou preocupado que haja alguns casos graves de DCS [doença descompressiva] ... infelizmente, o prognóstico para o comandante é relativamente delicado", disse a cirurgiã de voo não identificada.

 

A SpaceX posteriormente esclareceu que o que os espectadores ouviram era um teste aparentemente ocorrendo na Califórnia e que todos os membros da tripulação em treinamento estavam "seguros e saudáveis".

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

A Nasa disse que a simulação não estava relacionada a qualquer emergência real e os membros da tripulação da ISS estavam de fato em seu "período de sono" no momento em que o exercício foi transmitido inadvertidamente. "Todos permanecem saudáveis e seguros, e a caminhada espacial de amanhã começará às 8h EDT como planejado", finalizou a Nasa. 

 

Fonte: O Globo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.