14 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
17/05/2024

Escolas da rede estadual participam de projeto de incentivo à literatura

Foto: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Com patrocínio do Google, o Amazônia das Palavras chegou em escolas estaduais de sete municípios amazonenses

 Durante as últimas três semanas, sete escolas da rede estadual de ensino foram contempladas pela 3ª edição do projeto “Amazônia das Palavras”. Programado para incentivar o fomento à leitura, ao livro e ao estudo de temas amazônicos, a iniciativa levou, para alunos dos ensinos Fundamental e Médio, oficinas literárias e peças teatrais. Cada escola também recebeu a doação de 24 livros com temáticas semelhantes às oficinas literárias ministradas durante o projeto.

 

Nesta sexta-feira (17/05), o encerramento da 3ª edição do Amazônia das Palavras aconteceu na Escola Estadual de Tempo Integral (EETI) Senador Petrônio Portella, na zona centro-oeste de Manaus. Com a participação de mais de 500 alunos nas oficinas literárias, também são esperados no colégio cerca de 300 estudantes durante a noite, para o espetáculo do Palhaço Xuxu, interpretado pelo ator Luiz Carlos Vasconcelos.

 

A iniciativa, que é realizada em parceria com o Google, esteve, desde o início do mês de maio, em sete municípios amazonenses. Música, cinema, moda, produção de textos literários, mitos e histórias indígenas foram alguns dos temas abordados pelas oficinas que ocorreram em cada localidade. Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Borba, Nova Olinda do Norte, Itacoatiara e a capital amazonense foram as cidades visitadas.

 

Veja também

 

Secretaria de Educação define plano de ação para minimizar impactos da estiagem para alunos e educadores

 

Cetam realiza provas para cursos técnicos em Silves neste domingo

 

"Esse é um projeto essencialmente literário. Nosso objetivo é trazer a literatura associada a outras linguagens artísticas, como o cinema, a música, a arte circense", enfatizou a coordenadora das oficinas literárias do projeto Amazônia das Palavras, Carmela Tacaná.

 

Coordenadora Carmela Tacaná

 

Para o professor de Literatura da EETI Petrônio Portella, Rafael Neves, o evento, que trabalhou a Amazônia por meio de arte e oficinas, foi enriquecedor para os alunos.

 

Professor Rafael Neves

 

"Esses assuntos ajudam os estudantes a desenvolverem pensamento crítico, a serem agentes ativos na sociedade" destacou o professor Rafael Neves.

 

CAMINHO LITERÁRIO PAVIMENTADO

 

 

A prática da literatura já é consolidada na EETI Senador Petrônio Portella. Liderado pelo por Rafael Neves, o projeto “Verso-terapia - a poesia a favor da autoestima", desenvolvido na unidade de ensino a partir de oficinas de leitura e escrita, alcança alunos de todas as séries do Ensino Médio.

 

Esse é o caso da aluna Beatriz Gonzaga, de 15 anos. A aluna, que está no 1º ano do Ensino Médio e participa do projeto de literatura da escola, foi também uma das integrantes da oficina de Música e Literatura, oferecida pelo projeto Amazônia das Palavras. A oficina foi ministrada pelo cantor, compositor e poeta ThiagoThiago de Mello.

 

Aluna Beatriz Gonzaga

(Fotos: Eduardo Cavalcante/ Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar)

 

"Sabemos que a literatura às vezes é deixada de lado, então é importante valorizar. São assuntos que a gente já trabalha na escola", compartilhou a aluna Beatriz Gonzaga.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Outra iniciativa do projeto Amazônia das Palavras foi a doação, para todas as escolas visitadas, de 24 livros similares às temáticas observadas nas oficinas de literatura. Autores amazonenses clássicos como Milton Hatoum e Márcio Souza estão entre os escritores homenageados nas entregas dos livros.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.