21 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Qualidade de Vida
13/06/2024

Farmacêutica cita alimentos para comer todo dia e turbinar a imunidade

Foto: Reprodução

A farmacêutica e bioquímica Patrícia Deconto lista sete alimentos que devem ser consumidos diariamente para turbinar a imunidade

Faltam poucos dias para a chegada do inverno. Segundo o Ministério da Saúde, as temperaturas baixas da estação favorecem a disseminação dos vírus causadores de infecções, como gripes e resfriados, e também propiciam um aumento considerável das doenças com o término da palavra em “ite”, sendo elas bronquite, sinusite e rinite. Espantar ou driblar essas condições infectocontagiosas requer turbinar a imunidade com a ingestão de determinados alimentos, conforme explica a farmacêutica Patrícia Deconto.

 

Em conversa com a Coluna Claudia Meireles, a farmacêutica e bioquímica ressalta que fortalecer o sistema imunológico é fundamental para a saúde do corpo por ajudar a evitar doenças. “Torna-se mais interessante cuidar do nosso corpo previamente e evitar doenças do que tratá-las quando surgirem”, salienta. Patrícia enfatiza a respeito da “saúde preventiva ser a melhor opção para conquistar uma vida longeva”.

 

A bioquímica lista que manter os seguintes bons hábitos — ter um sono de qualidade, praticar atividade física, submeter-se a menos situações de estresse e manter uma alimentação equilibrada — contribuem de maneira geral para fortalecer o sistema imunológico. Há quem questione sobre dispor de uma dieta saudável e, mesmo assim, não conseguir escapar das doenças infectocontagiosas, Patrícia explana: “Uma alimentação balanceada é apenas uma parte da equação”.

 

Veja também 

 

AMIZADE COLORIDA: veja como curtir o dia dos namorados sem compromisso

 

DIA DOS NAMORADOS: 5 posições 'diferentonas' para testar na data

 

Diante disso, a coluna conferiu com a farmacêutica em como extrair o máximo de nutrientes do que se come para turbinar a imunidade. Ela esclarece ser necessário consumir determinados alimentos todos os dias para fortalecer o sistema imunológico. Abaixo, veja as sugestões da bioquímica:

 

Patrícia indica comer frutas cítricas — laranja, limão e toranja — por conter alta concentração de vitamina C. “Antioxidante, o ativo tende a contribuir para o fortalecimento do sistema imunológico, estimulando a produção de células brancas do sangue, responsáveis pelas defesas celulares, e aumentando a produção de anticorpos”, menciona. Ela prossegue: “Consumir uma porção diária dessas frutas pode ser benéfico”.

 

Foto colorida de tigela com iogurte dentro. Ao lado, há pedaços folhas de plantas - Metrópoles

 

A bioquímica reforça sobre o alho não ser apenas um ingrediente saboroso da culinária: “O alimento traz propriedades antimicrobianas e anti-inflamatórias. O composto ativo presente nele, a alicina, tem demonstrado, via estudos, melhorar a resposta do sistema imunológico a infecções”. Patrícia Deconto aconselha associá-lo com própolis e vitamina C para elevar o potencial da função bactericida.

 

Laranjas, mexericas, limões

Fotos: Reprodução

 

De acordo com a farmacêutica, o iogurte com probióticos tem bactérias benéficas para o funcionamento do intestino. Patrícia argumenta a respeito de uma “parte significativa do sistema imunológico” estar localizada no importante órgão do sistema digestório. “A saúde intestinal mantém ligação com a imunidade, e o consumo desse tipo de iogurte tende a ajudar no equilíbrio saudável da flora intestinal”, considera.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

“Os vegetais verdes-escuros, como brócolis e espinafre, são ricos em vitaminas A, C e E, também em antioxidantes”, evidencia a bioquímica. Por trazer na composição alto teor de nutrientes, comer esses alimentos desempenha um papel importante na manutenção da integridade das células do sistema imune.

 

Fonte: Nexo

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.