14 de Junho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
19/05/2024

Febre oropouche: como se proteger da doença que preocupa o Ministério da Saúde

Foto: Reprodução

Pasta afirmou se preocupar com a doença; entenda quais são os passos para proteção

O Ministério da Saúde emitiu um alerta sobre o aumento de casos de febre Oropouche no país ao longo deste ano.Dados recentes do Ministério da Saúde revelaram um aumento significativo nos casos da doença, com um total de 5.102 casos notificados em 2024, concentrados principalmente nas regiões do Amazonas e Rondônia.

 

A doença vem se espalhando para vários outros estados do Brasil, incluindo Bahia, Acre, Espírito Santo, Pará, Rio de Janeiro, Piauí, Roraima, Santa Catarina, Amapá, Maranhão e Paraná.

 

A febre oropouche, transmitida pelo mosquito Simulium amazonicum, popularmente conhecido como maruim, é uma doença viral que pode causar sintomas como febre alta, dores musculares e articulares, dor de cabeça, erupções cutâneas e até mesmo conjuntivite.

 

Veja também

 

Três hospitais da SES-AM passam a reforçar a realização de cirurgias ortopédicas nos finais de semana em Manaus

 

Diretor-presidente da FCecon participa de projeto nacional sobre a inclusão de teste genético para câncer de mama no SUS

Os sintomas da febre oropouche se assemelham aos de outras doenças virais, como a dengue e a febre chikungunya. Em alguns casos, podem ocorrer náuseas, vômitos e fotofobia (sensibilidade à luz). Esses sintomas surgem geralmente entre 4 e 8 dias após a picada do mosquito infectado e podem durar de poucos dias a até duas semanas.

 

 

Embora não seja fatal na maioria dos casos, a doença pode ser bastante desconfortável e afetar a qualidade de vida do paciente por semanas.Existem diversas medidas que você pode tomar para se proteger da febre oropouche e evitar suas complicações:Prevenção contra picadas de mosquitos:

 

Use roupas que cubram a maior parte do corpo: opte por calças compridas, mangas compridas e meias ao se aventurar em áreas com alta incidência da doença.


Aplique repelente de mosquitos:utilize repelentes com DEET, IR3535 ou picaridina nas áreas expostas da pele, seguindo as instruções do fabricante.


Proteja sua casa: Instale telas em portas e janelas para impedir a entrada de mosquitos.Elimine criadouros: Remova água parada em recipientes como baldes, pneus e latas, pois esses locais servem como berçários para os mosquitos.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram


Mantenha-se informado: Acompanhe as notícias e avisos das autoridades de saúde sobre a situação da doença em sua região em fontes confiáveis, como a Secretaria de Saúde do seu município e o Ministério da SaúdeSe apresentar os sintomas da febre oropouche, procure um médico o mais rápido possível para obter o diagnóstico e tratamento adequados. 

 

Fonte: Uol

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.