21 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
14/06/2024

FVS-RCP sedia curso de investigação de infecções em serviços de saúde em parceria com USP e CDC dos Estados Unidos

Foto: Antonio Lima/Secom

Ação, que fortalece a vigilância hospitalar, integra implementação do Projeto Melhorando a Prevenção de Infecções em Sítios Cirúrgicos no Brasil (Previsc-BR)

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas - Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP), da Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (SES-AM), sedia, nesta sexta-feira (14/06), um curso presencial de investigação de infecções em serviços de saúde. A iniciativa ocorre em parceria com a Universidade de São Paulo (USP) e o Centro de Controle de Prevenção de Doenças (CDC, sigla em inglês) dos Estados Unidos.

 

A ação faz parte do projeto de implementação do Projeto Melhorando a Prevenção de Infecções em Sítios Cirúrgicos no Brasil (Previsc-BR). A FVS-RCP, por meio da Comissão Estadual de Prevenção e Controle de Infecção em Serviços de Saúde (Ceciss), tem parceria internacional com a USP e o CDC, desde 2020, no intuito de aprimoramento da prevenção realizada em hospitais.

 

“Pela FVS-RCP, as ações são realizadas, visando a promoção da segurança dos pacientes e profissionais de saúde. Essas iniciativas, como a do curso, são realizadas, em parceria com as Comissões de Controle de Infecções do Serviços de Saúde, fortalecendo atualização constante”, destaca a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim.

 

Veja também

 

Linhas de ônibus serão alteradas para atender melhor usuários do transporte público

 

Prefeitura de Manaus participa de painel em debate nacional sobre reabilitação das áreas centrais urbanas

 

 

Segundo a responsável pela Vigilância Hospitalar e Qualidade da FVS-RCP, Evelyn Campelo, o curso fortalece a capacidade de resposta dos hospitais a eventos de infecção. “Infeções em hospitais podem representar riscos para a comunidade circundante. Identificar e conter essas infecções é essencial para evitar doenças”, afirma.

 

A professora Maria Clara Padoveze, associada sênior da Escola de Enfermagem da USP e parceira do CDC, destaca que a troca de experiências fortalece a melhoria da qualidade da assistência para os pacientes. “Essa parceria, entre um órgão internacional, que é o CDC, e nós, da academia, da Escola de Enfermagem, os hospitais e a Fundação, vai garantir mais segurança para as pessoas e para os trabalhadores de saúde”, explica.

 

Uma das participantes do curso, Thalita Tertulino, da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital do Coração Francisca Mendes (HCFM), destaca o aprendizado e a adaptação dos conhecimentos para a realidade local. “É importante a ação para vermos como é que está atuando, hoje, um hospital renomado e como a gente pode adaptar isso para a nossa realidade, preservando e cuidando do paciente”, disse Thalita.

 

 

O curso é voltado para profissionais que atuam na prevenção de infecções em serviços de saúde, equipes de vigilância em saúde, além de estudantes de saúde da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

 

Ainda na tarde desta sexta-feira (14/06), representantes da FVS-RCP, e do Previsc-BR se reúnem para tratar sobre o andamento do projeto e as perspectivas de aprimoramento da iniciativa em serviços de saúde em Manaus.

 

PREVISC-BR

 

De 13 a 17 de junho, a equipe de coordenação do Projeto Melhorando a Prevenção de Infecções em Sítios Cirúrgicos no Brasil (Previsc-BR), incluindo a professora Maria Clara Padoveze (USP), Ana Cecilia Bardossy (CDC - EUA) e Carolyn Herzig (CDC - EUA), realizam visita técnica às maternidades Ana Braga e Balbina Mestrinho, unidades participantes do projeto.

 

Evelyn Campelo (Fotos: Antonio Lima/Secom)

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

O objetivo da iniciativa é propor abordagens padronizadas de vigilância em infecção do sítio cirúrgico em partos cesarianos aos hospitais participantes, com o menor custo possível em termos de recursos materiais e humanos.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.