25 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Política no Amazonas
08/06/2024

Governo do Amazonas inicia sessões de escutas públicas setoriais da Política Nacional Aldir Blanc

Foto: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

Diálogos com as categorias servirão para a elaboração de editais para aplicação dos recursos da PNAB

 Tiveram início neste sábado (08/06), às 9h, no Cineteatro Guarany (anexo ao Centro Cultural Palácio Rio Negro), as escutas públicas setoriais para a Aplicação dos Recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As escutas públicas por categoria são uma realização do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (Conec).

 

A participação nas escutas públicas da PNAB pode se dar tanto de forma presencial, no Cineteatro Guarany, quanto virtualmente, de maneira on-line, no canal do YouTube da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (https://www.youtube.com/@culturadoam1634).

 

Serão seis dias, entre 8 e 14 de junho, em que artistas e produtores culturais das mais diversas categorias poderão opinar sobre os editais destinados às suas respectivas classes artísticas, expressando suas aspirações e necessidades específicas. Neste sábado (08/06), das 9h às 12h, foi realizada a primeira sessão de escutas com o Povo Negro. Ainda neste sábado (08/06), das 14h às 17h, foram ouvidas as reivindicações e sugestões dos artistas de Hip Hop.

 

Veja também

 

Governo do Amazonas e Prefeitura de Manaus entregam feira do Alvorada 2 revitalizada

 

Prefeitura reforça sinalização vertical em avenida da Zona Centro-Sul de Manaus

 

As escutas públicas seguem na próxima semana (10 a 14/06), entre 16h e 22h, com sessões reunindo a classe LGBTQIAPN+, Cultura Popular, Literatura, Artes Visuais, Circo, Dança, Teatro, Povos Indígenas, Música, Audiovisual, Pesquisa e Patrimônio Histórico.

 

 

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, ouvir os fazedores de cultura na construção de políticas públicas para o setor é fundamental. “Já é uma praxe no Governo do Amazonas ouvir os anseios das categorias na elaboração de políticas públicas culturais e aplicação de recursos por meio de editais. Foi assim com a Lei Paulo Gustavo e não poderia ser diferente com a Política Nacional Aldir Blanc”, declara o secretário.

 

O mestre de capoeira Cristiano Corrêa participou da primeira sessão da rodada de escutas públicas da PNAB no Amazonas, representando o Instituto Cultural Afro da Amazônia. “É muito importante vir para participar. É essencial, é importante para mim, também é importante para a entidade, porque eu levo um conteúdo importante. O povo preto cada vez mais está avançando, as coisas estão mudando. Então, a gente tem que estar sempre disponível para toda essa atividade que está acontecendo”, afirmou.

 

 

Entre os dias 23 e 25 de maio, o Governo do Amazonas e a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, em parceria com o Conselho Estadual de Cultura (ConeC), realizaram o Seminário Cultural de Escutas e Diálogos para a Aplicação dos Recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB). As escutas públicas setoriais dão seguimento à construção da da PNAB, com a participação efetiva da sociedade civil.

 

PROGRAMAÇÃO DAS ESCUTAS PÚBLICAS SETORIAIS

 

Fotos: Marcely Gomes / Secretaria de Cultura e Economia Criativa

 

08/06 – Sábado
09h às 12h - Povo Negro
14h às 17h - Hip-Hop

 

10/06 - Segunda-feira
16h às 19h - LGBTQIAPN+

 

11/06 - Terça-feira
19h às 22h - Música

 

12/06 - Quarta-feira
16h às 19h - Literatura, Artes Visuais
19h às 22h - Circo, Dança, Teatro

 

13/06 - Quinta-feira
16h às 19h - Povos Indígenas
19h às 22h - Cultura Popular

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

14/06 - Sexta-feira
16h às 19h - Audiovisual
19h às 22h - Pesquisa e patrimônio histórico

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.