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Mais da metade dos roubos de carga do estado ocorre na Baixada Fluminense, mostra estudo da Firjan
Foto: Reprodução

Os 3.438 registros do ano passado representaram um aumento de 6,6% em relação aos casos de 2023, e marcaram um aumento no índice após seis anos de quedas consecutivas

Mais da metade de todos os roubos de carga registrados no Estado do Rio de Janeiro em 2024 ocorreu na Baixada Fluminense. Um estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado nesta sexta-feira, mostra que 52,5% das ocorrências do crime são na região, levando a um prejuízo estimado em R$ 325 milhões.

 

O estudo “Panorama do roubo de carga no Rio de Janeiro” usa como base números do Instituto de Segurança Pública (ISP). Os 3.438 roubos de carga registrados no ano passado representaram um aumento de 6,6% em relação aos casos de 2023, e marcaram um aumento no índice após seis anos de quedas consecutivas.


Os dados mostram que 99% dos roubos de cargas no estado ocorreram na Região Metropolitana. A maioria das ocorrências é registrada nas áreas que cortam as principais rodovias fluminenses (BR-040 – Rodovia Washington Luís, BR-101 – Avenida Brasil e Rio-Espírito Santo, BR-116 – Rodovia Presidente Dutra e BR-493 – Arco Metropolitano). Segundo o estado, a região do entorno da BR-040 apresentou um aumento de 14% no número de ocorrências.

 

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— É uma área de grande influência para a economia do estado e esse cenário impacta diretamente na atividade industrial e consequentemente, na sociedade de forma geral. É cada vez mais urgente a aplicação de medidas que intensifiquem as ações de vigilância e policiamento ostensivo, além de fortalecer os agentes da Segurança Pública com tecnologia e investimentos para asfixiar os receptadores e quem comercializa os produtos roubados — analisa Roberto Leverone, presidente da Firjan Caxias e Região.

 

As áreas de delegacia — as chamadas Cisps, ou Circunscrições Integradas de Segurança Pública — que concentraram a maior parte dos casos em 2024 são: 60ª DP (Campos Elíseos), com 350 casos; 59ª DP (Duque de Caxias), com 308 casos; 21ª DP (Bonsucesso), 305 casos; 38ª DP (Brás de Pina), 222 casos; e 54ª DP (Belford Roxo), com 179 casos.

 

O gerente de Infraestrutura da Firjan, Isaque Ouverney, acrescenta que, além da perda direta, as empresas têm o custo indireto com a contratação de segurança privada e seguros:

 

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— As ações integradas das forças de segurança precisam ser intensificadas para o combate ao roubo de carga. Além disso, os municípios precisam adotar medidas contra o mercado ilegal de produtos. Essas ações conjuntas são de extrema importância para o desenvolvimento econômico das cidades e do estado.

 

Fonte: Extra

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