25 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
10/06/2024

Nokia faz a primeira chamada telefônica 'imersiva' da história; entenda

Foto: Reprodução

Segundo a companhia, ela foi a primeira a efetuar uma ligação "imersiva" de áudio e vídeo usando um celular

A Nokia afirma ter realizado com sucesso nesta segunda-feira (10) uma chamada telefônica que marca o futuro das telecomunicações. Segundo a companhia, ela foi a primeira a efetuar uma ligação "imersiva" de áudio e vídeo usando um celular.A chamada aconteceu entre o CEO da Nokia, Pekka Lundmark, e o embaixador de Digitalização e Novas Tecnologias da Finândia, Stefan Lindström.

 

Segundo a marca, o evento marca a estreia de uma tecnologia de alta qualidade em áudio e vídeo ao vivo em uma chamada telefônica, em um avanço tão significativo quanto a apresentação da telefonia monofônica.

 

A tecnologia utilizada na ligação, que não teve vídeos divulgados pela Nokia, continua em fase de aprimoramento e deve ser popularizada somente nos próximos anos. A empresa acredita, entretanto, que esse deve se tornar no futuro o padrão das chamadas telefônicas.

 

Veja também 

 

Pesquisadores encontram vírus gigantes na camada de gelo da Groenlândia pela 1ª vez

 

Estudo do genoma mostra como os cavalos entraram a galope na história

 

O que a Nokia chamada de ligação imersiva é uma chamada ao vivo que usa o codec 3GPP Voice and Audio Services, ou IVAS. Essa é uma tecnologia de transmissão de dados audiovisuais com mínima compressão, o que significa alta qualidade em som e imagem.O destaque dela é o áudio espacial em 3D, gerando uma sensação imersiva de que a pessoa do outro lado da linha está de fato perto de você.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Outra vantagem é o fato de esse padrão funcionar em qualquer dispositivo moderno com ao menos dois microfones e que atenda determinados pré-requisitos técnicos e tenha conectividade padrão 5G advanced — incluindo celulares, tablets ou PCs.Vale lembrar que essa Nokia é a companhia original da Finlândia, que liderou o mercado de celulares nas décadas de 1990 e 2000.Hoje focada em sistemas de infraestrutura e telecomunicações, ela não está diretamente envolvida com os smartphones atuais da Nokia, licenciados pela HMD Global e cada vez menos presentes no mercado. 

 

Fonte: Mudo Tec

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.