21 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Ciência e Tecnologia
13/06/2024

Núcleo da Terra está girando mais devagar; entenda as consequências

Foto: Vadim Sadovski

A rotação do núcleo da Terra tem desacelerado desde 2008, segundo pesquisa; mudança poderia afetar a rotação do planeta, prolongando os dias

A rotação do núcleo da Terra tem desacelerado desde 2008. Além disso, a “velocidade” de rotação é diferente no núcleo em comparação ao manto do planeta – camada entre a crosta e o núcleo, abaixo da superfície. Essas foram as principais conclusões de uma pesquisa publicada nesta semana na Nature.

 

Em tese, a desaceleração do núcleo poderia afetar a rotação do planeta, o queprolongaria a duração dos dias. Mas os efeitos grandes o suficiente para serem notados provavelmente apareceriam no campo geomagnético.Os pesquisadores descobriram que a velocidade da rotação do núcleo interno da Terra não é constante, variando ao longo do tempo. A pesquisa se concentrou em identificar e analisar eventos sísmicos repetidos, utilizando dados de sismogramas coletados entre 1991 e 2023.

 

A equipe identificou 109 eventos sísmicos previamente conhecidos e adicionou outros 12, totalizando 143 pares de eventos repetidos. Ao comparar os sismogramas desses eventos, os pesquisadores notaram mudanças nos padrões de ondas sísmicas, o que indica variação na rotação do núcleo da Terra.

 

Veja também 

 

Supertelescópio James Webb flagra gigantesca colisão de asteroides

 

Emergência médica na Estação Espacial? Áudio vazado da Nasa viraliza e causa dúvida sobre a segurança dos tripulantes

 

“Quando vi pela primeira vez os sismogramas que sugeriam essa mudança, fiquei perplexo”, disse John Vidale, professor da Universidade do Sul da Califórnia, em entrevista ao USC Today. “Mas quando encontramos duas dúzias de observações sinalizando o mesmo padrão, o resultado foi inescapável.”Uma descoberta chave foi que a rotação do núcleo parece ter desacelerado e invertido sua direção em 2005 e novamente por volta de 2015. Entre esses períodos, a rotação ficou significativamente mais lenta. Essa inversão e desaceleração sugerem que o movimento do núcleo do planeta é mais complexo do que uma simples rotação constante.

 

Infográfico sobre velocidade de rotação do núcleo da Terra

Pesquisadores apontaram que o núcleo interno da Terra

(inner core) desacelerou em relaçãoao manto (mantle)

(Foto: USC Today/Universidade do Sul da Califórnia)

 

Parte desse movimento mais lento eventualmente será transferido para a superfície, resultando em dias mais longos. No entanto, Vidale diz que isso será “muito difícil de notar, da ordem de milésimos de segundo, quase perdido no ruído dos oceanos e atmosfera em movimento”.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

O campo gravitacional da Terra é causado por movimentos no núcleo externo da Terra, não no interno – o externo (“outer core” no infográfico do USC Today) é líquido e está em constante movimento, enquanto o interno é sólido e mais estável. No entanto, pode haver alguma interação entre eles.A mudança observada na pesquisa, disponível no site da Nature, pode estar relacionada a fenômenos misteriosos – por exemplo: como o campo magnético às vezes inverte a direção. 

 

Fonte: G1

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.