06 de Julho de 2022 - Ano 8
NOTÍCIAS
Mulher
05/04/2022

Painel de monitoramento ‘Glenda’ acompanha rotina médica de mulheres grávidas em Manaus

Foto: Divulgação/Semsa

A Prefeitura de Manaus desenvolveu um painel de monitoramento (dashboard), batizado de “Glenda”, para acompanhar a rotina médica de mulheres grávidas atendidas pela rede de Atenção Básica. Elaborado pela Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), o dashboard reúne diversos dados para alertar os profissionais sobre uma eventual necessidade de busca ativa e novas estratégias para manter o acompanhamento dessas pacientes.

 

O dashboard “Glenda” permite a visualização dos atendimentos em tempo real, possibilitando a tomada de decisões com mais agilidade. A diretora do Departamento de Informação, Controle, Avaliação e Regulação (Dicar), Sanay Pedrosa, informou que a ferramenta começou a ser desenvolvida no ano passado, e colocada em uso em fevereiro deste ano.

 

“As equipes podem usar o dashboard para acompanhamento do pré-natal. O cuidado durante a gestação é uma estratégia muito importante para garantir uma atenção integral e promover saúde à mãe e ao bebê. E o ‘Glenda’ foi desenvolvido para isso”, disse.

 

Veja também

 

Campanha de apoio à doação de sangue para ajudar Hemoam prossegue até o dia 5/04

 

Prefeitura inicia o levantamento de infestação por Aedes aegypti nos 63 bairros da capital

 

Atualmente, quase 15 mil gestantes estão em acompanhamento e têm suas consultas monitoradas diariamente pela rede de Atenção Primária à Saúde. Caso alguma esteja em falta ou em atraso, os profissionais da Semsa realizam uma intervenção para que a grávida tenha acesso ao serviço.

 

A assistente em Administração da Semsa, Gleina Assis, que participou da implantação do dashboard “Glenda”, explica que no primeiro acolhimento da mulher na unidade de saúde, já consta o histórico dos exames e consultas que ela fez no último ano, informações essenciais para acompanhamento em caso de gravidez.

 

 

A partir de então, é necessário que ela cumpra o “gestômetro”, que é uma série de serviços ofertados durante o pré-natal. Dentre eles, estão as consultas médicas, exames de rotina, testes rápidos, suplementação, exames físicos, práticas esportivas, entre outros.

 

“Existem vários alertas dentro desse painel, justamente para que a equipe de saúde não perca essa gestante. Para que eles consigam criar o vínculo com essa usuária, e dar todo o suporte necessário durante a gravidez. Então foi criado esse alerta para permitir que o profissional visualize nome, endereço, telefone e consiga fazer a busca ativa de forma efetiva”, afirmou Gleina Assis.

 

A diretora do Dicar, Sanay Pedrosa, reforça que essas soluções tecnológicas são fundamentais na assistência à população, pois facilitam o trabalho dos profissionais de saúde. Atualmente, a Semsa conta com mais de dez painéis de monitoramento, usados por diversos setores da secretaria, de acordo com os processos de trabalho.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

“Os profissionais de saúde utilizam as informações que são geradas a partir dessas ferramentas e começam a qualificar seu trabalho. Com isso, a população é beneficiada com um serviço de qualidade, a partir do planejamento de ações mais assertivas”, concluiu Sanay Pedrosa. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2022. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.