David Almeida chega a 33% das intenções de voto, enquanto deputado do Cidadania perde cinco pontos; avaliação do candidato à reeleição cresce sete pontos percentuais
A nova pesquisa da Quaest sobre a eleição à prefeitura de Manaus, divulgada nesta quinta-feira, mostra que o atual prefeito David Almeida (Avante) lidera a corrida eleitoral na capital do Amazonas. O candidato a reeleição registrou 33% das intenções de voto, 11 pontos á frente do segundo colocado, Amom Mandel (Cidadania). No último levantamento feito pelo instituto, em maio, os dois apareciam empatados tecnicamente.
O atual prefeito tinha 30% das menções em maio e agora aparece com 33%. Já Amom registra 22%, cinco pontos a menos que os 27% que ele marcava há dois meses.
A terceira colocação tem empate técnico entre o bolsonarista Capitão Alberto (PL) — que oscilou para baixo, de 15% para 12% — , e o atual presidente da Assembleia Legislativa do Amazonas, Roberto Cidade (União), subindo de 8% para 13%.
Veja também
Veja as datas das convenções partidárias dos pré-candidatos a prefeito de Manaus
Laura Fragata: A Voz da Justiça Social e da Educação em Iranduba
O petista Marcelo Ramos estagnou em 8% e está em 4º lugar. A pesquisa foi realizada entre 24 e 27 de julho com 1002 eleitores acima de 16 anos. A margem de erro é estimada em 3,1 pontos percentuais, para mais ou menos.
AVALIAÇÃO DE DAVID ALMEIDA EM ALTA
O levantamento feito pela Quaest também indica que a avaliação positiva da gestão de David Almeida cresceu sete pontos percentuais nos últimos meses, subindo de 38% para 45%. Foram registradas melhoras expressivas na percepção do governo entre evangélicos, mulheres e jovens.
Entre os eleitores evangélicos, o índice de aprovação do prefeito subiu oito pontos percentuais, oscilando dos 40% registrados em maio para os 48% contabilizados agora. O governo de Almeida também registrou melhora de cinco pontos entre os católicos.
Já a avaliação de Almeida entre as mulheres oscilou de 39% para 46% no período analisado, registrando uma alta de sete pontos. O mesmo percentual de aumento foi observado entre os homens, que oscilaram de 37% para 44%.
No entanto, o prefeito é mais bem avaliado entre eleitores de 16 a 34 anos, público que registrou um salto de 7% na avaliação positiva do governo, de 42% em maio para 49% em julho. Entre os mais jovens, a intenção de voto no candidato a reeleição também teve alta de 33% para 41%.
Já o deputado Amom Mandel caiu oito pontos percentuais nesse segmento, registrando 32% ante os 24% no passado. O voto dos mais novos é considerado decisivo para a campanha de Mandel, que aposta na promoção da sua imagem pelas redes sociais por meio de estratégias descontraídas.
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
No início da semana, Amom divulgou em seu perfil a realização de um "chá revelação" da vice que deve estar ao seu lado em outubro. A escolha da ativista Nancy Segadilha (Cidadania) foi divulgada durante a convenção do partido nesta quarta-feira, que imitou os costumes da festa em que os pais revelam o sexo do bebê que estão esperando.
Fonte: O Globo