NOTÍCIAS
Concursos
Polícia Federal: veja como se preparar para concurso com 2 mil vagas de nível superior
Foto: Reprodução

Ingresso dos novos servidores ocorrerá ao longo de 2025 e 2026

O governo federal anunciou a publicação, em até duas semanas, de uma autorização para concurso da Polícia Federal (PF), com duas mil vagas, sendo mil para este ano e mil para 2026. Haverá vagas para delegado, escrivão, papilocopista, agente e perito, e já é possível começar a se preparar para conquistá-las. O EXTRA ouviu especialistas no assunto, a fim de antecipar informações que devem sair no futuro edital.

 

As orientações são dos professores Diego Ribeiro, do Gran Concursos, e Igor Cintra, do Direção Concursos. Todos os cargos previstos são de nível superior. As vagas de escrivão, agente e papiloscopista devem pedir nível superior em qualquer área de formação e Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria “B” ou superior. Já para perito criminal, o curso exigido pode variar segundo a área de atuação, como Engenharia, Química, Física, Biomedicina, entre outras.

 

O cargo de delegado, além do diploma de bacharel em Direito, deve exigir comprovação de, no mínimo, três anos de atividade jurídica ou policial.Os candidatos farão prova objetiva, com cobrança de diversas disciplinas. E ainda precisarão atender a critérios físicos, psicológicos e de idoneidade, sendo submetidos a exames médicos, testes físicos e investigação social. Ainda poderá haver prova oral e de títulos, a depender do cargo pretendido.

 

Veja também 

 

Ibama publica edital de concurso com 460 vagas e salário de até R$ 9,9 mil

 

Petrobras vai convocar mais 1.780 aprovados em concurso de nível técnico

 

A principal aposta dos professores de cursos preparatórios é a banca Cebraspe, já que foi a empresa responsável pelos últimos concursos da corporação. Ela é conhecida por aplicar provas com opções de "certo" ou "errado" como resposta. E vale lembrar que na correção, uma resposta incorreta anula a pontuação feita em uma questão respondida corretamente, portanto, os chutes são muito perigosos.

 

As provas da banca costumam ser bastante generalistas, cobrando primordialmente conhecimento teórico, segundo Igor Cintra. Examinando as últimas provas aplicadas para os cargos mencionados, o professor Diego Ribeiro elenca o que deve ser cobradas nas seleções. O núcleo de disciplinas não costuma variar.

 

Delegado: Direito Constitucional, Direito Administrativo, Direito Penal, Direito Processual Penal, Legislação Especial, Direitos Humanos, Direito Civil, Direito Empresarial e Direito Internacional. Além disso, há prova discursiva, prova oral e prova de títulos.


Agente: Informática, Contabilidade, Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico e Estatística representaram 90% das questões da última prova para o cargo. Além disso, foram cobradas Noções de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo e Legislação Especial.


Escrivão: Língua Portuguesa, Noções de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Legislação Especial, Informática, Contabilidade e Arquivologia.


Papiloscopista: Língua Portuguesa, Noções de Direito Constitucional, Direito Penal, Direito Processual Penal, Direito Administrativo, Legislação Especial, Informática, Biologia, Física e Química.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

Perito Criminal: Além de disciplinas gerais como Português, Direito Constitucional e Direito Penal, os conhecimentos específicos variam conforme a área da perícia.A preparação pode ser iniciada por meio da assinatura de curso preparatório ou com conteúdo teórico atualizado, resolvendo questões de concursos da Polícia Federal anteriores (2018 e 2021) e simulados. Os concursos da Polícia Federal são altamente concorridos e, também por isso, o processo seletivo é considerado difícil.

 

Fonte: O Globo

 

LEIA MAIS
Copyright © 2013 - 2025. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.