23 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Saúde
14/06/2024

Prefeitura capacita Agentes de Saúde para aprimorar ações de promoção ao desenvolvimento da primeira infância

Foto: Divulgação/Semsa

Promoção ao desenvolvimento da primeira infância

A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), promoveu, nesta quinta-feira, 13/6, a Oficina de Implementação da estratégia Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Primeira Infância (AIDPI) para 50 Agentes Comunitários de Saúde (ACSs) e Agentes Indígenas de Saúde (AISs).

 

Com carga horária de oito horas, a oficina foi realizada no período da manhã e da tarde, na faculdade Fametro, no bairro Cachoeirinha, zona Sul, e teve o objetivo de apresentar as condutas da estratégia, que contempla crianças na faixa etária de dois meses a cinco anos de idade, para equipes de ACSs e AISs que atendem crianças nos territórios com presença de indígenas, refugiados e migrantes e estão vinculadas a unidades de saúde de referência.

 

A chefe do Núcleo Atenção à Saúde Criança e Adolescente, Janaína Sá Terra, explica que a abordagem foi desenvolvida inicialmente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância e a Adolescência (Unicef), e toma como base uma visão simultânea e integrada do conjunto de doenças de maior prevalência na infância.

 

Veja também

 

Prefeitura de Manaus reforça Atenção Básica na Zona Sul da capital com a reinauguração da USF Frank Calderon

 

Prefeitura de Manaus inicia obra emergencial em rede de drenagem no bairro da Paz

 

 

“Essa concepção é bem diferente da abordagem que avalia uma doença de forma isolada, como se esta não estivesse relacionada a outras doenças e ao contexto em que a pessoa vive. Um aspecto interessante da AIDPI e que ela tem suas bases fortalecidas nas ações comunitárias, principalmente nas medidas que devem e podem ser tomadas no domicílio, pelas mães e pelos responsáveis, que têm um papel fundamental nas ações de prevenção e promoção, consulta e o cumprimento das recomendações de tratamento”, reforça Janaína.

 

Ela reitera que visitas domiciliares, ação que pauta o trabalho de ACSs e AISs, são instrumentos fundamentais para o conhecimento da realidade e intervenções mais eficazes em virtude da proximidade do serviço com a população. “A visita permite a criação do vínculo entre a equipe saúde da família e a comunidade, ao mesmo tempo que reforça as responsabilidades de cada um na promoção da saúde e prevenção de doenças”, acentua Janaína.

 

Fotos: Divulgação/Semsa

 

Direcionada para o atendimento em nível primário, as ações que compõem a estratégia são apresentadas em uma série de quadros que mostram a sequência e a forma dos procedimentos a serem adotados pelos profissionais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

A formação contou com aulas expositivas, dinâmicas e trabalhos em grupo, estimulando a sociabilidade dos participantes e a resolução de estudos de caso.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.