23 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Meio Ambiente
14/06/2024

Prefeitura de Manaus realiza manutenção da arborização e plantio em canteiro central da avenida Djalma Batista

Foto: Divulgação / Semmasclima

Técnicos trabalham no plantio e manutenção dos ipês

 A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), está realizando, nesta semana mais uma ação de manutenção da arborização. Desta vez, a equipe do departamento de Arborização e Sustentabilidade da Semmasclima (Dears) atua no canteiro central da avenida Djalma Batista, Zona Centro-Sul da cidade, com o plantio de cem novas mudas de ipê-rosa, para repor perdas decorrentes de vandalismo e colisão de veículos.

 

O objetivo é realizar a manutenção dos ipês que já se encontram plantados no canteiro central da avenida, com podas, adubação e fixação de tutores e também plantar cem novas mudas, preenchendo espaços que sofreram perdas, ou não desenvolvimento da espécie plantada anteriormente na via.

 

“As ações de manejo da arborização pública de Manaus são realizadas ao longo de todo, seguindo um planejamento e atendendo as necessidades das áreas públicas”, explica o diretor de Arborização e Sustentabilidade da Semmasclima, Deyvson Braga.

 

Veja também

 

Junho Laranja: Risco de queimaduras em festas juninas

 

Incentivo ao gás fóssil pode atrasar transição energética por 30 anos, diz relatório

 

O secretário da Semmasclima, Antônio Stroski, afirma que o órgão ambiental está “focado na determinação do prefeito David Almeida em tornar Manaus uma das cidades mais arborizadas do país, além de todas as outras missões da pauta ambiental da cidade”.

 

MANEJO DA ARBORIZAÇÃO PÚBLICA

 

 

A Prefeitura de Manaus, por meio do programa Manaus Verde, coordenado pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Mudanças do Clima (Semmasclima), é a responsável pela arborização da capital amazonense. Ao longo de todo o ano, são realizados os serviços de produção, plantio e doação de mudas e a manutenção da arborização pública, com podas, adubação e fixação de tutores (acessórios para ajudar no equilíbrio e crescimento de mudas).

 

No período de janeiro a maio de 2024, foram realizadas 30 ações de arborização e manutenção, com 1.765 mudas plantadas em áreas de recuperação, canteiros centrais e passeios públicos. A produção de mudas deste mesmo período totalizou 49.724 unidades. Já a distribuição gratuita e itinerante de mudas chegou ao número de 31.461, entre plantas frutíferas, ornamentais, medicinais e arbóreas, em ações semanais realizadas em bairros e zonas distintas da cidade.

 

Desde janeiro a maio os bairros contemplados foram: Compensa, Cidade Nova, Mauazinho, Cidade De Deus, Parque 10, Lago Azul, Ponta Negra, Tancredo Neves, Nova esperança, Monte das Oliveiras, João Paulo II, Tarumã, Presidente Vargas, Planalto, São Raimundo, Gilberto Mestrinho, Petrópolis, Cidade Nova, Nossa Senhora das Graças, Santa Etelvina, Monte Sião e Educandos.

 

IPÊS - AS ÁRVORES DA AVENIDA DJALMA BATISTA

 

Fotos: Divulgação / Semmasclima 

 

O ipê é uma árvore alta, que no período da floração costuma ficar totalmente desprovida de folhas, restando apenas as flores, que podem ser amarelas, brancas, rosas ou roxas. A espécie costuma florescer em Manaus de julho a setembro e frutificar nos meses de setembro e outubro.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

A espécie é utilizada na arborização pública da cidade em diversos logradouros e é famosa por suas flores. Mas sua funcionalidade vai além da estética: as árvores influenciam nos microclimas locais, por meio dos serviços ambientais que proporcionam como o sombreamento, amenização das temperaturas e aumento da umidade relativa do ar. Elas também atuam como barreiras protetoras contra ventos fortes e chuvas e na retenção de poeira e fuligem de veículos automotores.

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.