Reposição de 4,5% foi apresentado a representantes da categoria durante reunião
Os trabalhadores da educação do Amazonas, representados pelos sindicatos da categoria, celebraram o resultado da reunião realizada nesta quarta-feira (31/07) com o governador Wilson Lima. Na ocasião, foi anunciado o reajuste salarial de 4,5% para mais de 49 mil profissionais da educação no estado.
A presidente da Associação dos Administrativos da Educação (Avamseg), Cleia Branches, destacou a importância das conquistas obtidas na reunião. "Fechamos duas pautas importantes, que a categoria aguardava, e os outros pontos que foram apresentados nós iremos discutir posteriormente junto à Secretaria de Educação. Então, esse momento foi positivo", afirmou Cleia.
O reajuste abrange servidores ativos, aposentados e pensionistas, tanto da capital quanto do interior, e será aplicado a partir da folha de setembro, com o pagamento retroativo referente ao período de março a agosto de 2024 sendo realizado entre outubro e dezembro.
Veja também
Aprendizado divertido: 4ª Feira de Matemática da CDE 2 promove intercâmbio educacional nas exatas
Geração que começou ensino básico em 2019 terá 30% com formação suficiente
Secretária de Estado de Educação Arlete Mendinça
Alessandra Souza, representante do Sindicato dos Professores e Pedagogos (Asprom/Sindical), avaliou a reunião como produtiva, ressaltando a abertura ao diálogo por parte do governo.
"Nós conseguimos apresentar ao governador e à secretária as nossas demandas e dentro da garantia de que teremos um diálogo acerca dessas pautas, porque elas permeiam a qualidade do ensino, do trabalho do professor e do pedagogo", destaca Alessandra.
O impacto financeiro do reajuste, de acordo com a Secretaria de Estado de Administração e Gestão (Sead), será de R$ 120,8 milhões anuais. Esse valor inclui o aumento salarial e o pagamento dos valores retroativos, e representa um esforço do governo estadual para atender às demandas das categorias, mesmo em um cenário de restrições orçamentárias.
A secretária de Educação e Desporto do Estado Escolar, Arlete Mendonça, reforçou o caráter positivo do encontro entre as categorias e o governo.
Cleia Branche, reprsentante dos trabalhadores da Educação
"Nós saímos daqui bem felizes e sabendo que foi uma reunião de fortalecimento, onde não só tratamos das questões salariais, mas também de todo o encaminhamento que é a qualidade do ensino, a qualidade dos servidores, de como eles vão estar trabalhando", afirmou Mendonça.
OUTRAS CATEGORIAS ATENDIDAS
O governador Wilson Lima anunciou uma série de reajustes salariais para diferentes categorias de servidores públicos do Amazonas, iniciando na segunda-feira (29/07) com um aumento de 4,65% para os servidores da Segurança, incluindo a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Polícia Civil. Este reajuste beneficiará mais de 18 mil servidores, com um impacto anual de mais de R$ 131 milhões no orçamento estadual.
Além da segurança, o governador também concedeu reajustes para o setor primário e para a Universidade do Estado do Amazonas (UEA). Os servidores efetivos do setor primário receberam um aumento total de 7,87%, beneficiando 890 trabalhadores de órgãos como Sepror, Idam e Adaf. Na UEA, os docentes e funcionários administrativos receberão um aumento acumulado de 14,1% referente às datas-bases de 2019, 2020 e 2021, a ser aplicado a partir de 2025.
Alessandra Souza, do Sindicato dos Professores (Fotos: Diego Peres)
Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no Facebook, Twitter e no Instagram
Entre no nosso Grupo de WhatApp, Canal e Telegram
Na terça-feira (30/07), os servidores estatutários da saúde receberam um reajuste de 3,69%, impactando mais de 22 mil servidores. Todos os reajustes começarão a ser pagos a partir de setembro, com os valores retroativos sendo distribuídos entre outubro e dezembro. Além dos aumentos, foi anunciada uma mudança no decreto do vale alimentação, que agora será pago também para servidores afastados por licença médica, licença prêmio e licença maternidade.