25 de Maio de 2022 - Ano 8
NOTÍCIAS
Mulher
13/01/2022

Protetor solar: como escolher o ideal para você

Foto: Reprodução

Embora se ouça falar mais em protetor solar durante o verão, o produto precisa ser usado o ano todo, certo? Independentemente da estação ou temperatura — inclusive naqueles dias em que o sol parece não dar as caras. Isso porque ele protege nossa pele contra os raios solares, responsáveis não só por causar manchas e envelhecimento, como também o temido câncer de pele.

 

Sendo assim, se o uso é obrigatório e diário, melhor escolher a opção perfeita para você, né?! Afinal, não são todos iguais: "ele pode ser químico, físico ou a mistura dos dois.

 

O primeiro cria uma camada de proteção que absorve a radiação solar e atua nos raios UVA e UVB. Já o segundo, contém minerais que formam uma película na superfície cutânea que refletem e dispersam a radiação ultravioleta — ideal para pele sensível ou alérgica", explica a dermatologista Lilian Odo.

 

Veja também

 

Como conseguir um bronzeado perfeito?

 

Unhas postiças: como colocar, remover e os cuidados essenciais

 

Para cada tipo de pele, um protetor

 

Além das diferenças explicadas pela especialista, outro fator deve ser considerado na hora da compra: o seu tipo de pele. Segundo ela, características como textura, composição, cor e forma de aplicação também importam para acertar na escolha.

 

Protetor solar: tenha (ao menos) um para chamar de seu!

 

-Fluído, líquido ou gel: costuma ser a principal escolha em países tropicais, pois "desaparece" na pele rapidamente devido à textura aquosa. Como proporciona uma finalização seca, é uma boa aposta para as peles mistas e oleosas.

 

-Pastoso ou cremoso: comuns em produtos para corpo e rosto, tem melhor fixação e, normalmente, resistência à água. Indicado também para peles maduras ou áreas ressecadas.

 

-Tonalizante ou com cor: além da proteção contra os raios solares, o pigmento presente no produto atuará contra a luz visível e uniformizará o rosto. Dependendo da cobertura, dá até para dispensar a base, viu?!

 

-Spray: mais prático e fácil de espalhar, é uma boa pedida para o corpo.

 

-Em pó: ideal para retocar ao longo do dia sem danificar a maquiagem. Essa versão também conta com cor e costuma proporcionar efeito matte.

 

-Bastão: a forma mais comum de usá-lo é nos lábios, proporcionando também hidratação. Algumas versões oferecem ainda cor, que pode ser usada para dar aquele ar de saúde ou corrigir mancha, quando em tom de pele.

 

Se essas já parecem muitas opções, saiba que existem ainda mais versões disponíveis no mercado, como "protetores solares associados à substâncias antioxidantes, seborreguladores, clareadoras e hidratantes", complementa Lilian sobre os produtos multifuncionais.

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Ah, e se notar alguma alteração, como manchas ou feridas, por exemplo, não hesite em procurar seu dermatologista para obter um diagnóstico preciso e, juntos, escolherem o melhor tratamento. Além disso, vale discutir com ele sobre qual é o melhor fotoprotetor para você!  

 

Fonte: Alto astral

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2022. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.