21 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Cultura e Eventos
14/06/2024

Quilombo de São Benedito vai ferver com atrações culturais durante fim de semana junino

Foto: Divulgação

O Comitê de Cultura do Amazonas( CECAM) em parceria com o quilombo de São Benedito está programando um fim de semana de festividades culturais para dar início às comemorações das festas juninas de 2024 e marcar ainda mais a historicidade da comunidade quilombola no cotidiano de Manaus.

 

O "Quilombo na Roça" será realizado em parceria com as Crioulas do Quilombo São Benedito e o grupo Samba de Nós.nAs festividades iniciam no sábado, a partir das 19h, com a 5ª edição do Samba de Nós na Roça, realizado na Rua Emílio Moreira, no bairro Praça 14.

 

“O Quilombo na Roça é um evento tradicional da comunidade em homenagem ao São Benedito e à cultura dos povos de terreiro. É uma tradição centenária mantida no segundo território quilombola urbano reconhecido no Brasil.

 

Veja também

 

Itens mirins se unem em projeto que enaltece a cultura popular do boi-bumbá

 

Governo do Amazonas realiza sorteio da ordem de apresentações da Categoria Ouro do Festival Folclórico do Amazonas

 

Fonte:Divulgação

 

O Quilombo do Barranco de São Benedito também é reduto do Samba. Mantém viva a tradição dos sambistas da família”, afirmou o coordenador do CECAM, Marcos Rodrigues.

 

Neste ano, o tema do evento terá como pauta o "Matriarcado e a luta da resistência feminina”. São sete gerações do quilombo São Benedito. A apresentação acontecerá domingo a partir das 15h. “O matriarcado é tema do circuito aprovado na Lei Paulo Gustavo, Barranco Lugar de Pertencimento, Vivências e Construção da Identidade Quilombola.

 

Dentro da comunidade, buscamos exaltar o barranco como um lugar de pertencimento, vivência de construção da identidade quilombola. Essa será uma oportunidade de falarmos sobre matriarcado, sete gerações que tem dentro da comunidade composta por mulheres empoderadas e aguerridas. Mulheres que trazem consigo legado secular do santo negro, São Benedito”, disse Keila Fonseca, coordenadora da comunidade.

 

Keila explica que a finalidade do evento é buscar o contexto histórico e dar publicidade as contribuições do quilombo para a capital. “Esse projeto foi aprovado na lei Paulo Gustavo e hoje apresenta na comunidade a sua história. Temos 135 anos dentro do bairro da Praça 14 juntamente com o grupo Samba de Nós. Vamos ressaltar a tradição do culto afro dentro do Estado do Amazonas. Uma referência aos Orixás, aos cultos que tem dentro da comunidade, nos terreiros que aqui existem ”, disse. Keila.

 

Hoje, no quilombo residem 190 famílias, mais de 1000 quilombolas. “Nós temos o calendário de atividades que rola o ano todo. Nós agregamos a essas atividades oficinas de culinária, costura, artesanato, palestras. Incluímos mulheres que estão fora do mercado do trabalho. Uma forma de estimulá-las a buscarem uma profissão”, esclareceu.

 

SAMBA E FÉ

 

O Samba de Nós é um projeto dos Ogãs de Manaus. “Entre tantos outros objetivos, tentamos reunir o povo de axé para uma roda de samba animada entre pessoas amigas e da irmandade religiosa. Ele visa valorizar uma boa roda de samba, regada a muita alegria. De forma saudável, agrega toda forma de expressão da cultura afro em um ambiente onde todos podem se divertir sem medo do preconceito e ódio religioso”, garantiu Marcos.

 

CECAM

 

O Comitê de Cultura do Amazonas faz parte da rede de agentes do Programa Nacional dos Comitês de Cultura (PNCC). Tem como objetivo ampliar o acesso às políticas públicas de cultura, fortalecendo a democracia e a participação popular e cidadã no âmbito das políticas socioculturais e do Sistema Nacional de Cultura (SNC).

 

OBJETIVOS

 

* Realizar a 1° Ação de Mobilização de Apresentação Pública do Comitê de Cultura na zona sul;

* Valorizar a cultura dos povos de terreiro;

* Fomentar e fortalecer a matriz cultural do território;

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram

 

* Apoiar as manifestações artísticas e culturais nas 5 zonas de Manaus. 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.