21 de Julho de 2024 - Ano 10
NOTÍCIAS
Educação
14/06/2024

Sala de recursos da escola estadual estimula alunos no esporte

Foto: Eduardo Cavalcante / Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar

Unindo teorias e prática, irmãos aplicam os conhecimentos adquiridos no atletismo

Com o apoio da Sala de Recursos Multifuncionais, os estudantes e irmãos Maria Clarice Bentes e Abraão Bentes, da Escola Estadual (EE) Dom João de Souza Lima, localizada na Zona Norte de Manaus, têm se destacado no esporte. Aliando o desporto à sala de recursos, os alunos se desenvolvem dentro e fora de sala de aula, aplicando o foco e concentração para o atletismo e para o ensino na escola.

 

Utilizada durante o contraturno dos estudantes, a Sala de Recursos Multifuncionais tem a função de potencializar o ensino dos alunos com deficiência ou com altas habilidades. Contando com materiais dinâmicos e adaptados à necessidade de cada estudante, o espaço da EE Dom João Lima oferece auxílio a 18 estudantes da escola. A sala é uma das 197 distribuídas entre as escolas da rede estadual de ensino.

 

Os irmãos Maria Clarice e Abraão são alunos da professora da sala de recursos especiais, Leonice Amador. Trabalhando com a questão da Língua Portuguesa para a Maria, e da Matemática para o Abraão, a professora explica que o desporto funciona como um forte aliado dentro de ambas as salas, de recursos e regular, pois permite trabalhar o comportamento e domínio da energia, além de aumentar o foco e concentração de ambos.

 

Veja também

 

Enem: prazo para pedir atendimento especial vai até esta sexta-feira

 

Prefeitura de Manaus realiza integração dos apoios escolares que atuarão na Educação Especial

 

“Eu sinto que a Maria está sensacional, juntamente com o Abraão. Eu consigo ver que eles têm mais foco e desenvolvem mais suas atividades em sala de aula, porque eu também verifico o caderno deles, o que eles fazem lá na sala de aula, trazem para mim”, disse a professora.

 

O CAMINHO PARA A EE DOM JOÃO

 

 

Ambos diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista (TEA), Maria e Abraão chegaram à EE Dom João Lima por meio da Escola Estadual de Atendimento Específico Mayara Redman Abdel Aziz, na zona centro-sul.

 

A partir de uma avaliação realizada pela EE Mayara Redman, Joselma de Almeida, mãe dos alunos, foi orientada a tentar incluí-los em uma sala de ensino regular, em uma escola onde os estudantes também tivessem apoio da sala de recursos.

 

Com o auxílio da diretoria da escola e uma filtragem para que ambos pudessem estudar durante o mesmo turno, eles encontraram a EE Dom João Lima. Joselma Almeida explicou que esse apoio da EE Mayara Redman, e o acolhimento na EE Dom João Lima foram fundamentais.

 

“Falar deles dois me emociona muito. Há muitos obstáculos, muitos ‘nãos’ e portas fechadas, mas eu digo que o esporte foi tudo na minha vida e uma luz no fim do túnel e hoje eles estão bem amparados”, disse a mãe.

 

DA SALA AS PISTAS DE ATLETISMO

 

Joselma Almeida, mãe dos estudantes Maria Clarice e Abraão

 

Praticando esporte desde os seis anos, Maria Clarice e Abraão percorreram diversas modalidades antes de chegar ao atletismo, como natação e ginástica artística, mas foi no salto em distância e na corrida em longa distância que os dois se encontraram.

 

Participando de competições, os estudantes já conquistaram diversas premiações como as medalhas nos Jogos Escolares Brasileiros (JEBs), em Brasília. O próximo grande desafio agora são as Paralimpíadas Escolares, que acontecem no mês de novembro, em São Paulo.

 

Maria Clarice, 12 anos, medalhista de ouro do último JEBs está muito empolgada com a próxima competição. E explicou que aprendeu muitas coisas durante sua jornada como atleta.

 

Fotos: Eduardo Cavalcante / Secretaria de

Estado de Educação e Desporto Escolar

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram.

Entre no nosso Grupo de WhatAppCanal e Telegram 

 

“Uma coisa que aprendi no esporte, que me ajudou muito, é contar os números. No salto em distância, a gente tem que contar as passadas que a gente vai saltar, então eu pego um pouco do foco, fico ao lado da moça até ela medir e vejo se está bom”, disse a estudante.  

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2024. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.