25 de Junho de 2022 - Ano 8
NOTÍCIAS
Mulher
24/03/2022

Trompe l’oeil (estampa com ilusão de ótica) está na moda!

Foto: Reprodução

Estampas de ilusão de ótica (trompe l’oeil): você já deve ter reparado que essa estampa está em todos os lugares. Estampas que dão a impressão de que a pessoa está “sem roupa”ou enfatizando as formas do corpo. A técnica de moda de que estou falando tem um

Trompe l’oeil é uma técnica de arte, definida como um objeto que é apresentado de forma realista em 3D e acaba sendo uma ilusão de ótica para os olhos. Em outras palavras, o artista nos faz acreditar que uma pessoa ou coisa está lá quando, na realidade, não está.

 

Trompe l’oeil estampa ilusão de ótica


A moda não é estranha ao trompe l’oeil. A relação do método de design artístico com a moda remonta ao final da década de 1920 com a senhorita Elsa Schiaparelli. Trompe l’oeil é mais evidente em seus suéteres com laços costurados na peça, não possuindo nenhum elemento de funcionalidade, apenas apelo visual.

 

Veja também

 

Beleza azul (blue beauty): o que você precisa saber sobre o movimento

 

Entenda como a mamografia pode indicar risco de doença cardiovascular

 


Maison Martin Margiela e Jean Paul Gaultier são outras marcas que não são novas, mas fiéis ao trompe l’oeil. Comme des Garçons, Gucci, Fendi e Moschino também já usaram em suas coleções passadas com truques de trompe l’oeil, adotando um caminho mais lúdico com camisetas feitas para parecerem smokings, vestidos falsos drapeados e dedos dos pés enfeitando com humor os sapatos sociais.

 

Elsa Schiaparelli

 

Quando pensamos em estampas corporais, sua mente geralmente vai primeiro para o JPG, que sem dúvida deu o tom para a mania atual do corpo em moda e estilo. Enquanto tudo vale para trompe l’oeil, os corpos parecem ser a ilusão de escolha hoje em dia. De topless a nudez total, os designers nos dão a realidade enganada de peitos em vestidos e abdominais em t-shits, criando uma sensação de choque rápido e diversão em coleções de prêt-à-porter.

 

 

A ex-estilista da Balmain e formada na Central Saint Martins, Constança Entrudo, e sua grife de mesmo nome lançou o vestido, que inicialmente começou como uma piada divertida. Agora, o vestido Trompe L’oeil se tornou o item mais amado da grife, recebendo o selo de aprovação de celebridades como Chloe Bailey e SZA.

 

 

Inspirado nas raves de Londres e amigos da vida das festas, o selo autodenominado de Sinead Gorey é feito para os bandidos que chamam a atenção assim que entram em uma função. A arte encontra a moda com suas roupas que abraçam e expõem o corpo, combinando impressões de digitalização, o físico feminino e imagens térmicas.

 

 

Curtiu? Siga o PORTAL DO ZACARIAS no FacebookTwitter e no Instagram

Entre no nosso Grupo de WhatApp e Telegram

 

Eu gosto muito de ver trompe l’oeil na moda. É divertido, peculiar e inesperado. Desbloqueia um senso de inovação e não convencional no design, mantendo os entusiastas da moda (como eu) que desejam ser levados à fantasia. E você, o que acha dessa estampa?

 

Fonte: We Fashion Trends 

LEIA MAIS
DEIXE SEU COMENTÁRIO

Nome:

Mensagem:

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

publicidade

Acompanhe o Portal do Zacarias nas redes sociais

Copyright © 2013 - 2022. Portal do Zacarias - Todos os direitos reservados.